A Capoeira

capu01A história do Brasil e a Capoeira se confundem. Origens indígenas com mesclas africanas. São termos e memórias de um passado recente. Definir capoeira como luta, esporte ou dança seria simplista. Diz-se de uma expressão da cultura e costume que envolve todos os atributos citados. Arte que exige reflexos e pensamentos rápidos em seus movimentos, o capoeirista além de total concentração numa roda é imprescindível desenvolver diversas.

Além de se movimentar de forma habilidosa dentro de uma roda, o capoeirista nato deve tocar o Berimbau – instrumento Rei dentro da Capoeira – tocar pandeiros, atabaques e conhecer sobre as atividades correlatas que acabaram se transformando em apresentações especiais como samba de roda, maculelê, dança do fogo, puxada de rede, etc. A música durante treinos e rodas diferencia a capoeira de outras artes de impacto.habilidades.

 


capu02Vicente Joaquim Ferreira Pastinha

O Mestre Pastinha 

A capoeira atualmente é jogada diante de vários ritmos/velocidades/estilos. A Capoeira de raiz – chamada Angola – guarda a essência primordial da arte. Carregada de sentimentos e significados e portadora de inúmeros rituais/comportamentos dentro de uma Roda do estilo. Um jogo mais baixo, lento, que exige atenção redobrada dos capoeiristas convidados pelo Berimbau para jogar.  Vicente Joaquim Ferreira Pastinha – O Mestre Pastinha – é o ícone especial que propagou a Capoeira Angola.

 

 

 


capu03Manoel dos Reis Machado

O Mestre Bimba

A Capoeira Regional – bastante difundida atualmente – apresenta movimentos mais rápidos e exige do capoeirista visão ampla de todo o espaço da roda. Manoel dos Reis Machado – o Mestre Bimba é o nome máximo da Capoeira Regional. A maioria dos capoeiristas atuais dá uma preferência a este estilo pela possibilidade de maior criação e execução de movimentos.

 

 

 

 

A ginga é a base de um capoeira. Dela se extrai todos os movimentos conhecidos. Na roda, ao pé do Berimbau – os capoeiristas oferecem seus préstimos e pedem permissão para o inicio do jogo. Quando outro capoeirista quiser interromper o jogo, pedirá permissão próximo ao Berimbau e então irá “comprar” o jogo.  Dando continuidade “às perguntas e respostas”, ou seja, o primeiro capoeirista executa um movimento e espera outro do capoeirista parceiro.

A capoeira apresenta dentro do jogo movimentos traumatizantes ( benção, chapa, galopante,escala,martelo, cabeçadas, ponteira, etc ) e movimentos com floreios ( aú, palhaço, bananeira, etc ) e os que testam o equilíbrio tais como: queixada, meia-lua de compasso, rasteira, tesoura, etc).

capu04

Além de desenvolver o reflexo e habilidades motoras, a prática da Capoeira inclui socialmente milhares de jovens às margens sociais através de inúmeros projetos espalhados por todo o planeta.  Uma ferramenta de transformação social que reúne inúmeros pontos positivos! Saúde, prática esportiva, fator cultural e o aparecimento de muitas amizades que extrapolam os locais de treinos!

A Capoeira irá lhe oferecer tudo isso sem nada em troca. Basta o sangue ferver ao escutar o Berimbau tocar!!

AWSOM Powered